Header Ads

Concurso INSS 2018 - 16.548 vagas solicitadas

Uma boa notícia para os concurseiros de plantão: foram solicitadas 16.548 vagas para o concurso do INSS 2018/2019.
O pedido de concurso feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). 
O presidente da Autarquia, Francisco Paulo Soares Lopes, informou que já havia reiterado que  a solicitação de novos servidores junto ao Planejamento. Ele explicou que há carência de servidores para atender satisfatoriamente a população.
A solicitação ainda se encontra em análise na Assessoria Técnica e Administrativa Do Gabinete do Ministro.

Notícias relacionadas:

Fases burocráticas

Antes de sair qualquer autorização, a solicitação precisa passar pelos seguintes setores: 
  1. Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) 
  2. Secretaria de Orçamento Federal (SOF)
  3. Secretaria-Executiva (SE)
  4. Consultoria Jurídica (Conjur)
  5. Gabinete do Ministro (GM).
O pedido do concurso INSS 2018/2019 foi encaminhado no final de 2017 ao MPDG. 
No documento foi solicitado o preenchimento de um total de 16.548 oportunidades. Dessas vagas, pelo menos 7.580 são destinadas à abertura de novo concurso público a partir deste ano de 2018.

Vagas

De todas as oportunidades, 3.941 são para o cargo de Técnico do Seguro Social (área meio), 1.493 para Analista do Seguro Social (diversas formações) e 2.146 para o cargo de Perito.
Consta ainda na nota técnica encaminhada pelo INSS ao Ministério do Planejamento que as demais oportunidades são destinadas da seguinte maneira: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).
A grande expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorize o novo concurso do INSS o mais rápido possível, a fim de que o certame aconteça entre 2018 e 2019.

Já foi comprovado que a Autarquia tem enorme carência em seus quadros de servidores públicos.

Continue estudando

Recentemente, o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, disse que a previsão de retomada dos concursos públicos, entre eles o do INSS, será feita. Ele recomendou que os “concurseiros” não “tirem o pé” e mantenham os estudos. “Concurso público é difícil. Tem que manter focado. A gente sempre acha que nessa área de atendimento ao público direto, INSS, acho que seja uma das grandes desafios, e as universidades também [devem ter reposições de vagas]. Todas as áreas vão voltar a ter concursos [de 2019 em diante]”, disse.
Notícias relacionadas:

Nenhum comentário: