Header Ads

Teoria dos Testículos Despedaçados, do Vampiro e da Graxa.

Quando tomamos conhecimento de que os concursos públicos estão cobrando coisas como Teoria dos Testículos Despedaçados, do Vampiro e da Graxa, nós constatamos que a vida de concurseiro realmente não está fácil.

O concurso para o cargo de Promotor de Justiça Substituto do Estado de Minas Gerais cobrou as teorias do estado vampiro e a teoria da graxa sobre rodas.
Certamente, você teve curiosidade ao ver esses nomes mirabolantes. Para satisfazer a sua curiosidade, veja o resumo das teorias abaixo.


Teoria dos Testículos Despedaçados.

Esta teoria relaciona-se com a teoria das janelas quebradas. Se você ainda não sabe, a teoria das janelas quebradas é um modelo norte americano de segurança pública, o qual estabelece que se os pequenos delitos não forem reprimidos, delitos mais graves ocorrerão e o caos social se instalará.
Essa teoria ganhou muita força com a implementação da política de tolerância zero nos Estados Unidos!
Inspirado na teoria citada acima, alguém decidiu criar a teoria dos testículos despedaçados, a qual estabelece que se a polícia perseguir os criminosos de determinado local, eles migrarão para outras áreas a fim de evitarem o "incômodo" provocado pelos agentes do Estado.
Isso não resolve o problema da criminalidade. Ocasiona apenas a dispersão dos criminosos.


Teoria da Graxa Sobre Rodas.

Segundo a teoria da graxa, a corrupção tem um lado positivo: faz todo o sistema funcionar, gerando crescimento econômico. 
É uma aceitação social de agentes políticos corruptos, desde que eles implementem políticas públicas.
Traduz-se no velho ditado: o político fulano de tal rouba mas faz!
Esta teoria caiu na prova do Ministério Público de Minas Gerais. Veja:
(2017-MPMG-Promotor) Sobre a teorização constitucional:
I. O fenômeno da constitucionalização simbólica com a padronização de um simbolismo jurídico invariavelmente fomenta o surgimento do Estado Vampiro.
II. A teoria da graxa sobre rodas valoriza a corrupção como um aspecto positivo, com a possibilidade de implemento do crescimento econômico.
III. A teoria discursiva do direito procura equacionar o discurso de fundamentação e o de aplicação do direito, de modo a colocar no primeiro o ponto final de equilíbrio do sistema dentro da solução dos conflitos.
IV. A concepção de justiça formatada a partir do véu da ignorância rompe o vínculo de equidade entre os atores de um discurso jurídico.

Somente é CORRETO o que se afirma em:

A) I e II.
B) I.
C) II.
D) III e IV.
Gabrito: letra c.


Teoria do Vampiro.

A teoria do vampiro estabelece que as pessoas vítimas de violência sexual na infância são propensas a serem violentas na vida adulta.
Em alguns casos, as vítimas de abuso também se tornam abusadoras no futuro.

As teorias dos testículos despedaçados, do vampiro e da graxa podem até não serem muito importantes aparentemente, mas como já foram cobradas em concursos, não custa nada sabermos o que elas significam.
Leia também:
Fontes do Direito Administrativo.
Classificação dos Órgãos Públicos.