Header Ads

O CESPE ou A CESPE?

Após ver muitos concurseiros escrevendo o termo A CESPE, não resisti e resolvi escrever este artigo.
A expressão A CESPE está errada. O correto é O CESPE (que atualmente se chama CEBRASPE), haja vista que se trata do Centro de seleção e de promoção de eventos.
Muitos daqueles que falam ou escrevem a expressão A CESPE ainda tentam justificar o erro, afirmando que se trata de uma elipse, ou seja, como o CESPE é uma BANCA organizadora de concursos públicos, a palavra banca estaria subentendida.


O interessante é que essa tal elipse não ocorre em outros casos. Por exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma Autarquia Federal. No entanto, não ouvimos por aí as pessoas falando a expressão A INSS, sob a alegativa de que se trata de uma Autarquia.
Quer mais um exemplo? Lá vai!
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma Empresa Pública Federal. No entanto, não vemos por aí ninguém escrevendo A BNDES, sob o fundamento de que se trata de uma Empresa Pública.
Leitura recomendada:




O CESPE ou A CESPE?

Portanto, o correto é O CESPE. Como descobrimos isso? É muito simples! Como se trata de uma sigla, basta olharmos para a primeira palavra que a compõe. 
A primeira palavra da sigla CESPE é Centro. Por isso, o gênero é masculino.
A primeira palavra da sigla INSS é um Instituto. Por isso, o gênero da sigla é masculino.
A ONU é a Organização das Nações Unidas. A primeira palavra desta sigla é organização. Por isso, o gênero é feminino.
Saber disso é cultura inútil? Pode até ser que sim (penso que não, rsrsr). 
Mas, como mencionei no início desse texto, não resisti e resolvi expor meu desconforto ao ler a expressão A CESPE ao invés de O CESPE. 😁
Espero que você detone todas as questões DO CESPE no próximo concurso.
Até mais!

Nenhum comentário: