Header Ads

Curso para concurso: vale à pena?

Vale a pena frequentar um curso para concurso? Isto é, vale a pena se matricular em um cursinho preparatório exclusivo para determinado concurso?
A resposta para esta pergunta é um tanto subjetiva. Tudo vai depender do nível de conhecimento do candidato, bem como da sua disponibilidade de tempo e de dinheiro.


No imenso mercado dos concursos públicos, o que não faltam são cursos especializados nesta área.
Existem cursos presenciais, online, em PDFs, em videoaulas etc. Os preços cobrados também variam muito. 
Existem cursos gratuitos, baratos e caros. Alguns chegam a custar quase R$ 10.000,00. 
Nos últimos anos, também surgiram os coachings para concursos (são como treinadores que acompanham os atletas, ou melhor, os concurseiros).
Todos esses cursos são encontrados facilmente com uma rápida pesquisa no google.
Leitura recomendada:


Várias formas de se preparar para concursos.

Curso para concurso - presencial.

Decidi escrever esse rápido artigo para expor um pouco sobre a forma como alcancei algumas aprovações em concursos.
No meu caso, passei em quase 10 concursos públicos sem nunca ter frequentado plenamente um curso presencial.
No ano de 2012, eu me matriculei em um curso presencial preparatório para o cargo de Agente da Polícia Federal.
No começo, o curso foi muito bom para aumentar a minha motivação (esse é o ponto forte de um curso para concurso presencial). 
Era muito bom estar perto de pessoas que tinham os mesmos objetivos que eu. Aquela atmosfera me fazia querer estudar mais.
Porém, logo no primeiro mês, eu percebi que estava perdendo tempo com matérias as quais eu já tinha determinado domínio.
Em concursos públicos, devemos ter uma boa noção em todas as matérias do edital. Por exemplo, não adianta ser especialista em Direito Constitucional e não saber nada de Português ou de Direito Administrativo.
Além disso, eu perdia muito tempo com deslocamento entre a minha casa e o local onde funcionava o cursinho. Eu tinha que enfrentar verdadeiros engarrafamentos no trânsito.


Curso para concurso - online.

Por causa desses fatores decidi sair do curso presencial e contratei um curso para concurso online.
O curso era ministrado por meio de videoaulas e eu pagava uma pequena quantia mensalmente.
Estudei quase um ano através deste e curso. Ele foi muito importante porque eu podia rever as aulas das matérias que ainda não dominava. 
Outro fator importante foi que eu estudava em qualquer hora do dia ou da noite, sem perder tempo com deslocamentos e nem com trânsito engarrafado.
Aproveito para deixar mais uma dica: se você está estudando seriamente para um concurso público, estabeleça metas, mas sempre esteja disposto a ir mais além. 
Como assim? Você deve preparar o seu cérebro para estudar TODO o tempo livre que tiver. Desta forma, se você tem uma meta de 3 horas líquidas diárias, bata a meta mas não pare de estudar no dia em que a meta foi atingida. Encare o concurso público como uma guerra. Pense que todos estão estudando e vá além!


Curso para concurso - PDF.

Com o passar do tempo, fui ganhando conhecimento e experiência. 
Consequentemente, fui adquirindo um bom domínio sobre todas as matérias que eu estudava.
Foi então que eu percebi que as videoaulas demandavam muito tempo da minha preparação para concursos.
Tempo vale mais do que dinheiro! 
Foi aí que eu decidi que iria mudar as minhas táticas. Passei a estudar através de materiais impressos.
Percebi que estava assimilando os conteúdos estudados de forma muito mais rápida. 
Percebi também que estava conseguindo ler cada vez mais rápido. Isso é muito importante, pois as provas de concursos costumam ser extensas e temos que otimizar o tempo de leitura. Ainda temos que reservar um tempinho durante a prova para preencher o gabarito. Se você tem dificuldade de realizar leitura dinâmica, clique aqui.
No mercado, existem várias empresas que vendem excelentes materiais em formato PDF (apostilas digitais).
Passei mais de um ano estudando por meio de materiais neste formato.
Mas com a evolução do aprendizado, hoje eu estou me concentrando mais em ler e memorizar a letra da lei, os julgados dos tribunais superiores e, quando surge alguma dúvida, faço consultas em livros especializados nos assuntos estudados.

Conclusão.

Frequentar um curso para concurso pode sim valer muito à pena. 
Porém, se eu estivesse iniciando a minha preparação hoje, eu certamente optaria por um curso online, haja vista que esta modalidade possui um maior custo-benefício.
Afinal de contas, a internet existe eminentemente para facilitar a nossa vida.
A combinação de todas as táticas que utilizei me renderam boas aprovações (não são as melhores, mas ainda estamos no jogo 😉).
Caso você esteja começando agora a sua preparação, ou esteja se preparando há algum tempo e ainda não conseguiu obter êxito, espero que estas dicas sirvam para te ajudar a construir uma preparação mais eficiente e eficaz.
Torço pela sua aprovação. Até a próxima!

Nenhum comentário: