Header Ads

5 dicas para passar em Técnico de Tribunais


O cargo de Técnico Judiciário dos tribunais de todo o país estão entre os melhores cargos intermediários na lista dos concurseiros. Tal fato é totalmente compreensível se analisarmos as remunerações pagas aos servidores e a cargas horárias reduzidas, se comparadas às cargas de trabalho praticadas em outras carreiras.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para facilitar a aprovação neste excelente cargo público.


Dica #1 - Estudar matérias jurídicas


Embora, o cargo de Técnico dos Tribunais sejam ainda de nível médio, a Administração Pública opta por cobrar conteúdos jurídicos em suas provas, haja vista que no cotidiano profissional o servidor terá que dominar ao menos a noção de Direito, ao manusear os processos. No entanto, matérias como Português, Informática e Raciocínio Lógico ainda têm essencial importância e não devem ser negligenciadas pelo concursando.


Dica #2 - Estudar a "Lei Seca"


Não é o que parece à primeira vista. Não estamos falando da lei que busca combater a embriagues ao volante :-). Estamos a tratar da leitura das leis constantes dos editais, ou seja, a leitura simples dos artigos na busca de memorizá-los.

Apenas com a memorização de artigos de lei, é possível acertar várias questões de prova, independentemente de qual seja a banca examinadora. 

Vejamos uma questão da Fundação Carlos Chagas - FCC.

(Direito Constitucional - FCC - 2015 - TCE-CE - Técnico de Controle Externo-Administração.) 

Com a memorização dos incisos do Art. 70 da Constituição Federal, é possível acertar a questão. 

Vejamos:

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I - soberania nacional;
II - propriedade privada;
III - função social da propriedade;
IV - livre concorrência;
V - defesa do consumidor;
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação;
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;
X - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.
Portanto, correta a letra "A".
------------

Vejamos agora uma questão do CESPE.

(Cespe | Cebraspe – TRE_GO – Aplicação: 2015)


Também é possível resolver a presente questão, com a memorização do Art. 22, §3º da Lei nº 8666/93 (Lei de Licitações):
§ 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

Portanto a afirmativa está ERRADA.



Dica #3 - Resolver questões anteriores.


Por mais que o examinador se esforce, ele sempre cobrará assuntos que já foram abordados em concursos anteriores, portanto, treinar é fundamental o maior número de acertos possível. Há excelentes sites que proporcionam o acesso a questões de concursos.


Dica #4 - Treinar leitura dinâmica


O tempo de prova para os cargos de Técnico de Tribunais fica em torno de 4 ou 5 horas para que o candidato resolva em média 60 questões objetivas, preencha o gabarito e escreva uma redação ou uma prova discursiva. Diante disto, o candidato deve se adaptar à leitura para que na hora da prova não perca o precioso tempo para resolver as questões.


Dica #5 - Ficar calmo antes e durante a prova.


Parece uma dica óbvia, mas não é simples manter a calma quando se está prestes a concorrer com milhares de candidatos, principalmente quando há poucas vagas. A ansiedade é inevitável. Então, todas as dicas anteriores serão ineficazes, caso o concursando não consiga controlar o nervosismo natural que ocorre no período pré-prova. Deve-se evitar dormir tarde e ingerir alimentos "pesados" na véspera da prova.

Espero que estas dicas tenham sido úteis e deixamos, por fim, mais uma grande dica: como montar um plano de estudos matador, trata-se de uma excelente forma de organização do seu plano de estudos.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Desta forma você, além de ajudar a divulgar o nosso trabalho, você estará ajudando outros concurseiros na absorção de conhecimentos para os concursos que eles também enfrentarão. É uma relação ganha-ganha. :-)

Forte abraço...

Paciência e Persistência!!!